quarta-feira, 16 de março de 2011

Os bretões

Nomes:Pavla, Marina e Maria Rita
Turma:62

















Os bretões

Localização:Bretanha
A Bretanha é uma região da França com fortes e antigas tradições. Ela foi colonizada por migrantes da Grã-Bretanha descontentes com o regime romano dos séculos 5 e 6. Os bretões se mantiveram fora do domínio francês até 1532 e ainda mantém as crenças e costumes dos celtas, antigos habitantes da França. A sua religião é druida, com rituais feitos no meio da floresta, e as casas seguem um estilo próprio sendo construídas a base de pedras.
Religião: Druidas
Suas reuniões cercadas de mistério aconteciam dentro das florestas,ali eles trocavam conhecimento entre si.O Druidismo é um caminho espiritual de natureza pagã, todo druida é um pagão. Os Druidas eram sacerdotes do antigo povo celta, a natureza e as questões sobre respeito à vida acima de qualquer coisa é o ideal de um Druida, sendo curandeiros cujo possuíam o papel de curar a si mesmo, a comunidade e a natureza. Como os maiores sábios e seres dotados de dons especiais, os Druidas eram conselheiros de reis e sacerdotes das tribos. Os druidas eram considerados intermediários entre os homens e os deuses e atuavam também como juízes, magos e professores. O que melhor se pode dizer é que os druidas foram membros de uma elevada estirpe de Celtas que ocupavam o lugar de juizes, doutores, sacerdotes, adivinhos, magos, médicos, astrônomos, etc. mas que evidentemente não constituíam um grupo étnico dentro do mundo Celta. Eram grandes conhecedores da ciência dos cristais.Druidas não eram bonzinhos, como é mostrado em alguns filmes e desenhos animados.


Divisões dos Druidas:
Druida-Brithem
Estes druidas eram considerados os juizes. Os celtas não possuíam suas leis escritas, somente os druidas brithem a conheciam teoricamente, assim essa classe de druidas tem por função percorrer as casas e as aldeias e assim resolver problemas e impasses que surgissem entre a população
Druidas-Filid
Diziam ser alguns destes, descendentes direto dos deuses. Era a mais alta classe dos druidas, a sua função eram o contato direto com os deuses era um druida filid
Druida-Liang


Estes eram os curandeiros ou médicos. Normalmente passavam mais de 20 anos em seus estudos antes de praticarem tal ofício, possuíam especializações entre si, usavam ervas em geral e praticavam cirurgias (como a de transplante de coração) entre outras.

Druida-Scelaige
Tinham como função apenas repetir a história dos celtas que lhe haviam sido contada por outros scelaige. (A escrita era proibida a não ser para rituais de religião). Estes funcionavam com um hard disk, memorizavam e repetiam tudo para que a história não fosse esquecida. As histórias trazidas pelos druidas senchas também juntavam às suas histórias.
Druida-Sencha
Ao contrário dos Scelaige, estes deveriam percorrer as terras celtas e compor outras novas histórias sobre o que estava ocorrendo, estas seriam repassadas aos scelaige que as decoraria.
Druidas-Poetas
Estes decoravam a história contada pelos druidas Scelaige, era preciso que druidas poetas as aprendesse e contassem ao povo. A principal função desta classe era manter a tradição celta viva.
A principal fonte sobre os druidas é o próprio imperador Júlio César, que conta que eles tinham o privilégio de não pagar impostos e nem servir ao exército. Seus rituais

incluíam sacrifícios humanos e, principalmente, o culto à natureza, toda ela considerada encantada por espíritos das árvores, bosques, lagos, fontes, cachoeiras e animais.

A Bretanha é uma região da França com fortes e antigas tradições. Ela foi colonizada por migrantes da Grã-Bretanha descontentes com o regime romano dos séculos 5 e 6. Os bretões se mantiveram fora do domínio francês até 1532 e ainda mantém as crenças e costumes dos celtas, antigos habitantes da França. A sua religião é druida, com rituais feitos no meio da floresta, e as casas seguem um estilo próprio sendo construídas a base de pedras.
Existiam diversos grupos celtas compostos de várias tribos, entre eles os bretões, os gauleses, os escotos, os eburões, os batavos, os belgas, os gálatas, os trinovantes e os caledônios. Muitos destes grupos deram origem ao nome das províncias romanas na Europa, as quais que mais tarde batizaram alguns dos estados-nações medievais e modernos da Europa.
Localização dos Bretões:




O estado da Bretanha a direita:




Do lado esquerdo, a França, com a Bretanha localizada a extrema esquerda







Na INGLATERRA E NA FRANÇA: a passagem sob as pedras era pequena para um homem, pois servia para o recém-nascido. O batismo da pedra era um ritual que dava uma nova vida ao bebê.

CRENÇA DE UM POVO BRETÃO: plantar um trevo na maré alta dá sorte, e maré baixa a planta não chega a morrer, mas mata as vacas que a comem.

Foto de um ritual de iniciação druida

Nenhum comentário:

Postar um comentário